Comemoração dos 50 anos do Departamento de Química

04/07/2019 13:12

XIII Semana Acadêmica de Química
VIII Semana da Pós-Graduação em Química

 

Na semana de 19 a 23 de agosto de 2019 o Departamento de Química da UFSC celebrará os 50 anos de sua criação juntamente com os 48 anos de criação dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Química

 

        

          O Departamento de Química da UFSC foi criado pelo Decreto no 64.824, de 15 de julho de 1969 e foi incorporado ao Centro de Ciências Físicas e Matemáticas em 1976. A formação de recursos humanos sempre foi o principal objetivo do Departamento, que desde 1997 possui 100% de doutores em seu quadro de professores, tendo sido o primeiro na UFSC a atingir essa meta.
          Em 1971 foi criado o Curso de Graduação em Química com o objetivo de coordenar o Ensino de Química e promover a pesquisa nesta área. Inicialmente, o curso fazia parte do “Centro de Estudos Básicos”, juntamente com os cursos de licenciatura de curta duração com habilitação em Ciências, atendendo às determinações federais da Lei nº 5.692,21 de 11 de agosto de 1971. Atualmente, o Departamento de Química oferta os cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química e Química Tecnológica, reconhecidos pelo MEC e que estão entre os mais bem conceituados do país.
          O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSC foi criado em 1971 e oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, propiciando uma formação sólida em quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O PPGQ atua na formação de recursos humanos qualificados para o exercício da docência em instituições de ensino superior e para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de forma interdisciplinar. Faz parte do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES há mais de 30 anos, com nota máxima alcançada nas últimas avaliações quadrienais.
          A excelência e o sucesso alcançados nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Química são o fruto do trabalho e da dedicação de estudantes, docentes e servidores, que não mediram esforços para obter este reconhecimento. Todas as pessoas que fizeram e fazem parte desse processo orgulham-se por esta conquista e brindam com alegria essa data.
          Assim, é com imensa satisfação que fazemos o presente convite, para que todos que contribuíram e contribuem para o sucesso do Departamento de Química da UFSC, venham participar dessa comemoração.

Prof. Valdir Rosa Correia – Chefe do Departamento de Química
Profa. Iolanda Cruz Vieira – Coordenadora do Curso de Graduação em Química
Prof. Vanderlei Gageiro Machado – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química