ATCCs e AACCs

As atividades técnico-científico-culturais (ATCC) ou atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) são atividades extracurriculares que tem como objetivo motivar os alunos para atividades acadêmicas e práticas profissionais, atender demandas sociais específicas e estimular o interesse do aluno na área do profissional da química.

Os alunos dos cursos de Bacharelado em Química (003 – ambas habilitações) e Licenciatura em Química (205) deverão cumprir 240 (duzentos e quarenta) horas/aula de atividades técnico-científico-culturais (ATCCs).

Já os alunos dos cursos de Bacharelado em Química (226) e Bacharelado em Química Tecnológica (227), ingressantes a partir de 2021.1, deverão cumprir 108 (cento e oito) horas-aula de atividades acadêmico-científico-culturais (AACCs).

currículo 2009-1 – Normas ATCCs Atividades Técnico-Científico-Culturais

currículo 2021-1 – Normas AACCs Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Resolução nº 01/CCGQMC/2023 Regulamenta atividade profissional remunerada como Atividade Técnico-Ciêntifico-Culturais (ATCC) ou Atividade Acadêmico-Ciêntifico-Culturais (AACC) nos Cursos de Graduação em Química

Para solicitar validação de ATCCs e AACCs, o respectivo formulário deve ser preenchido e assinado, preferencialmente através do Assin@UFSC, e  encaminhado junto aos comprovantes para o e-mail da coordenação do curso (quimica@contato.ufsc.br) com o título/assunto: ATCCs – NOME DO ALUNO (nº de matrícula) ou AACCs – NOME DO ALUNO (nº de matrícula)

currículo 2009-1 – Formulário: ATCCs Atividades Técnico-Científico-Culturais
currículo 2021-1 – Formulário: AACCs Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Instruções para preenchimento do formulário:

1. No campo “código”, utilize a convenção descrita na tabela de pontos do “Anexo I” das normas para cumprimento de carga horária relativa ao desenvolvimento de atividades técnico-científico-culturais.

2. Descreva cada atividade, individualmente e sucintamente, utilizando o campo “descrição”, sem acúmulo de atividades ou de pontuação. Se houver concluído, por exemplo, dois semestres como monitor, cada semestre deverá ser inserido em uma linha correspondente da tabela.

3. Os documentos comprobatórios deverão ser numerados em ordem crescente, e o número do documento correspondente a cada atividade deverá ser informado no campo “referência”, junto à descrição da atividade.

4. Preencha apenas o campo “pontuação solicitada”, junto à descrição de cada atividade. O campo “pontuação atribuída” será preenchido pelo coordenador do curso ou por docente por ele designado para esta função, ou seja, mantenha-o em branco.

Os certificados de participação em atividades de Extensão na UFSC poderão ser retirados pelo site http://www.certificado.prpe.ufsc.br/.