Colegiado aprova a utilização de disciplinas da Educação Física como atividade extracurricular
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 1º de junho, o Colegiado do Curso de Química aprovou a utilização de disciplinas cursadas na Educação Física como atividade extracurricular. Com isso, agora os alunos podem usar o registro dessas disciplinas no histórico escolar para completar as 200 horas de atividades técnico-científico-culturais necessárias para conclusão do curso.
Segundo o ex-coordenador do curso, Santiago Francisco Yunes, essa demanda veio dos próprios alunos, já que essas disciplinas não podem ser utilizadas como optativas, também obrigatórias para a conclusão do curso. “Não temos motivos para não considerar essas horas, já que os alunos cursam a disciplina como todas as outras, com frequência e nota registradas no histórico”, disse.
O Colegiado definiu que as atividades físicas terão a mesma pontuação dos cursos de línguas estrangeiras, já considerado como atividade extracurricular. O aluno poderá solicitar até 10 horas por semestre, com uma pontuação limite de 80 horas durante todo o curso. A mudança já começa a valer a partir deste semestre.
Outros assuntos
Durante a reunião, também foram aprovados os pareceres da comissão que avaliou duas solicitações de revalidação de diplomas obtidos no exterior. De acordo com a comissão, o conteúdo programático do conjunto de disciplinas cursadas não é compatível com o curso de Química da UFSC. Além disso, também foi aprovada a inserção de conteúdo programático na disciplina QMC5123 e uma alteração no nome da disciplina QMC5302, desde que essa mudança esteja de acordo com a legislação vigente.