Orientações aos prováveis formandos

Confira no Calendário Acadêmico as datas e prazos importantes, como datas prevista para conclusão do semestre e publicação das notas.

>>Orientações para submeter o TCC no Repositório Institucional estão disponíveis no endereço: http://www.repositorio.ufsc.br/tcc/

A Coordenadoria do Curso de Graduação em Química encaminha aos discentes, através do Fórum de Graduandos do Curso no CAGR, formulário para consulta dos prováveis formandos. Este formulário tem como objetivo identificar e quantificar os prováveis formandos do semestre vigente para organizar e encaminhar os procedimentos de formatura e orientar os prováveis formandos acerca das etapas, calendário, documentos necessários e demais informações acerta da integralização curricular e cerimônia de colação de grau.

>>São considerados prováveis formandos todos os alunos com possibilidade de integralizar um dos Cursos de Graduação em Química (003, 205, 226 ou  227) no semestre vigente.

Os prováveis formandos devem se assegurar da aprovação em todas as disciplinas obrigatórias e cumprimento da carga horária em disciplinas optativas, extensão e ATCCS/AACCs descritas no Projeto Pedagógico e Currículo de cada um dos Cursos de Graduação em Química.

>> Para informações específicas sobre as ATCCs e AACCs e como encaminhar os pedidos para análise e parecer da Coordenação, acesse: https://quimica.ufsc.br/atccs-aacs

Para fins de expedição e registro de diploma, os documentos listados a seguir devem ser enviados para à Coordenadoria do Curso através do endereço quimica@contato.ufsc.br com o título: DOCUMENTOS FORMATURA – NOME COMPLETO DO DISCENTE (NUMERO DE MATRICULA). Os documentos devem ser encaminhados em formato PDF, nomeados e numerados conforme descrição abaixo para facilitar a identificação, conferência e arquivamento.

  1. Documento de identificação (RG e CPF);
  2. Certificado Militar (formandos do sexo masculino);
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Diploma da primeira habilitação (caso esteja em permanência);
  5. Comprovante de Quitação Eleitoral;
  6. Declaração de autenticidade;
  7. Certidão Negativa de Débito da Biblioteca Universitária (atualizada após encerramento do semestre).
  8. Os formandos do Curso de Bacharelado em Química ou Bacharelado em Química Tecnológica (Currículo 2009.1) que desejarem pedir permanência para concluir a segunda habilitação, devem encaminhar também Declaração de intenção de permanência_Bacharelado_currículo 2009-1.

 

Os formandos devem ainda formar uma Comissão de Formatura, elegendo um ou mais representantes, para junto do Setor de Formaturas, do Departamento de Centro de Cultura e Eventos, tratar dos trâmites para a cerimônia de Colação de Grau. Informações sobre a formatura estão disponíveis também no site do Setor de Formaturas, do Departamento de Centro de Cultura e Eventos. Esse setor entrará em contato com a Comissão de Formatura para orientações específicas.

Quando o pai e/ou mãe do formando é servidor da UFSC, existe a possibilidade de que este entregue ao formando a Certidão de Colação de Grau durante a cerimônia de seu filho(a). Neste caso, o formando também deve informar à Coordenadoria do Curso, por e-mail, para providências junto à Comissão de Formatura, o nome completo do pai/mãe, o cargo que ocupa; o Centro e Departamento ao qual está vinculado.

Quando houver necessidade de Colação de Grau por Procuração, na impossibilidade de comparecimento pessoal do formando à solenidade de colação de grau, o formando deve seguir as instruções no art. 7º da Resolução Normativa 31/CGRAD/2016.

Para Colação de Grau em Gabinete, o formando deve enviar, por e-mail, à Coordenadoria do Curso, Requerimento de Colação de Grau em Gabinete preenchido e assinado, após conclusão do semestre e publicação de todas as notas. Se deferida a solicitação, a Coordenadoria do Curso e secretaria do CFM entrarão em contato para agendamento da data e definição do formato da cerimônia.

Após a cerimônia de Colação de Grau, todos os documentos e comprovantes de integralização do curso serão anexados a um processo digital e encaminhados á DIERD/DAE para expedição e registro dos diplomas e atualização no sistema CAGR da situação de matrícula para FORMADO. O prazo indicado pela DIERD para este procedimento é de até 60 dias a partir do recebimento dos processos.