curso de extensão: “Óleos Essenciais da Laranja Amarga: processos de extração, perfil cromatográfico e uso em perfumaria”

19/05/2022 12:13
O curso foi criado para todos que querem se aprofundar no conhecimento sobre a química dos diferentes olfativos obtidos da laranja amarga. Este curso irá ensinar sobre os processos de extração e caracterização por cromatografia gasosa dos óleos essenciais da casca do fruto, das folhas e da flor da laranjeira. Junto com o kit de experiência será possível compreender a relação entre as diferenças olfativas e as moléculas presentes nos óleos essenciais. Aprenda também a perceber a presença dos aromas da laranjeira em perfumes.
O curso on line e ao vivo acompanha um kit de experiência que contém amostras de 4 matérias-primas (laranja amarga, petitgrain, neroli e flor de laranjeira) e de 3 perfumes, além de fitas olfativas.
Após o curso, os participantes receberão por e-mail apostila com os conteúdos trabalhados e certificado de participação.

A ministrante, professora Anelise Maria Regiani é bacharel em Química Tecnológica pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado e doutorado na área de Físico-química. Trabalhou na Universidade Federal do Acre, onde teve contato com comunidades tradicionais e pesquisou óleos, essências e plantas medicinais da Amazônia. Atualmente é professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina e uma das coordenadoras do Quimidex – Laboratório de Divulgação Científica em Química, em que é responsável, junto com a Professora Museóloga Rosana Andrade do Nascimento, pela exposição Química dos Perfumes. É Expert em Perfumaria pela Paralela Escola Olfativa.

OBJETIVO:
Identificar as matérias primas para perfumaria obtidas da espécie Citrus aurantium amara (laranja amarga).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Estudar os processos de extração dos óleos essenciais e absoluto da laranja amarga;
• Analisar perfil cromatográfico e identificar os constituintes químicos responsáveis pelos olfativos;
• Avaliar a presença de óleos essenciais e absoluto obtidos da laranja amarga em perfumes.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes de graduação e pós-graduação em química, engenharia química, farmácia, engenharia de alimentos e demais interessados.
IMPORTANTE: Para validar a inscrição nas categorias de estudantes de graduação e pós-graduação é necessário o envio do atestado de matrícula para divfinan@feesc.org.br.

ATENÇÃO: Para esta edição do curso os participantes receberão um KIT com amostras dos óleos essenciais e perfumes que serão trabalhados no curso. Este KIT será enviado ao endereço residencial de cada participante, portanto é fundamental que você preencha corretamente todos os campos da ficha de inscrição.

INVESTIMENTO:

FORMAS DE PAGAMENTO:
Depósito/Transferência bancária, PIX e Parcelamento no Cartão de Crédito.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
À vista e parcelado em até 2x no Cartão de Crédito*.
Para o parcelamento no cartão de crédito, o participante deve realizar a inscrição e solicitar o link de pagamento por e-mail para divfinan@feesc.org.br.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 09/05/2022 a 19/06/2022.

REALIZAÇÃO: 02/07/2022.

LOCAL: O curso será ON-LINE através da plataforma google meet e o link da sala virtual será enviado por e-mail no dia do evento.

HORÁRIO: Das 09:00 às 12:00 horas.

COORDENADORA: Profª Anelise Maria Regiani

CONTATOS:
Informações sobre o evento: Profª Anelise / anelise.regiani@ufsc.br
Informações sobre a inscrição: divfinan@feesc.org.br – (48) 3231-4440 / 3231-4442

>>>INSCRIÇÕEShttp://feesc.org.br/inscricoes/evento/iniciar_inscricao/89