Curso de Extensão: Fundamentos de Química (dias 19, 20 e 21 de outubro, às 15 h )

05/10/2021 14:05

O Curso de Extensão “Fundamentos de Química”, ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, com início às 15h,  e é destinado a todos os estudantes de graduação, especialmente os ingressantes em 2021.2.

Objetivo Geral
Dar apoio aos alunos que irão cursar as disciplinas de Química Geral com conteúdos fundamentais de química que fazem parte dos programas curriculares do ensino médio.

Conteúdo Programático:

-Algarismos significativos. Unidades e conversão de unidades. Moléculas e íons. Compostos Moleculares e Iônicos. Nomenclatura dos compostos (ácidos, bases, sais e óxidos).

-Mol e massas molares. Composição percentual em massa. Fórmulas empírica e molecular. Molaridade. Soluções. Cálculos envolvendo concentração.

-Equações Químicas. Balanceamento das equações químicas. Cálculos estequiométricos. Números de Oxidação. Reações de oxidação e redução. Agentes oxidante e redutor.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Prof. Luiz Augusto dos Santos Madureira, através do endereço luiz.madureira@ufsc.br .