Notícias UFSC – Cursos de Química da UFSC são reestruturados, com maior oferta de vagas

02/07/2021 11:15

O curso de Bacharelado em Química Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina ganhará 40 vagas anuais (20 semestrais) e ingresso específico pelo vestibular a partir do primeiro semestre de 2021. O curso fazia parte de uma habilitação dentro do Bacharelado em Química e agora passa a atender também a uma demanda dos alunos. “A criação do curso de Bacharelado em Química Tecnológica surgiu com o objetivo de formar um profissional com perfil diferente daquele que vinha sendo formado, voltado para a indústria, capacitado, dos pontos de vista científico e humano, qualificado para o mercado de trabalho e atento às demandas da sociedade. Um profissional habilitado a desenvolver e lidar com as novas tecnologias e desempenhar com qualidade as atividades no setor industrial”, explica a coordenadora do curso de QuímicaIolanda da Cruz Vieira.

Os cursos de Bacharelado em Química e Licenciatura em Química também foram reestruturados em conformidade com a Extensão na Educação Superior Brasileira. A inclusão do estágio obrigatório para a disciplina de Bacharelado em Química Tecnológica  faz parte da reestruturação dos cursos. Os estudantes poderão realizar o estágio em uma indústria ou empresa conveniada à UFSC; propor a criação de uma Spin-off, que é um produto tecnológico ou inovador; ou propor a criação de uma Startup, visando o desenvolvimento de um produto ou serviço.

A mudança não afetará estudantes da graduação que ingressaram no período de vigência do currículo de 2009.1, e a migração para os novos cursos será facultativa. “Todas as unidades curriculares cursadas pelos discentes serão aproveitadas através da relação de equivalência curricular. Caso não seja do interesse do estudante a migração, será garantida a oferta das disciplinas até a finalização do curso. A divisão é benéfica porque o aluno tem a possibilidade de escolher o curso de química com o qual mais se identifica, que atenda ao mercado de trabalho, bem como com o objetivo que pretende alcançar”, afirma a coordenadora.

 

https://noticias.ufsc.br/2021/05/cursos-de-quimica-da-ufsc-sao-reestruturados-com-maior-oferta-de-vagas/