Curso de Extensão de Curta Duração: Fundamentos de Química

18/06/2019 08:37

As dificuldades que muitos alunos apresentam para acompanhar as disciplinas de química básica, ofertadas pelo Departamento de Química para diversos cursos de graduação, são um reflexo das deficiências e heterogeneidade de conteúdos abordados ao longo do ensino fundamental e médio. Como resultado, os alunos com baixo rendimento escolar e desestimulados se desinteressam pelos cursos o que causa um grande número de retenção e dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de estruturar melhor os conhecimentos já adquiridos pelos alunos e prepará-los para as disciplinas básicas de química será oferecido aos alunos um curso de curta duração, no início de cada semestre, com conceitos fundamentais que deveriam, a princípio, ser abordados durante a formação do estudante nos ensinos fundamental e médio.

O curso será realizado conforme cronograma abaixo e antecede ao início das aulas. Todo o conteúdo será preparado e dividido em módulos, cada um com até seis horas de aula, distribuído em períodos matutinos e vespertinos. O curso será ministrado por pós-doutorandos e pós-graduandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Química e serão acompanhados por professores do Departamento de Química. O público alvo serão alunos dos cursos de Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Farmácia, Zootecnia, Biologia, Agronomia, Oceanografia, Geologia, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Nos módulos serão abordados princípios de química com conteúdos que integram os programas curriculares dos ensinos médio e fundamental e que são fundamentais para o acompanhamento das disciplinas de química ministradas nas primeiras fases de cada curso.

A bibliografia básica será a mesma adotada para as disciplinas de Química Geral ministradas para os diversos cursos de graduação e que estão disponíveis nas bibliotecas de UFSC.

O conteúdo de química fundamental será dividido da seguinte forma:

Módulo 1: Algarismos significativos. Unidades e conversão de unidades. Moléculas e íons. Compostos Moleculares e Iônicos. Nomenclatura dos compostos (ácidos, bases, sais e óxidos). Dias 23 e 24 de julho de 2019, das 9h:00 às 11h:30min. Local: SALA 202 do EFI.

Módulo 2: Mol e massas molares. Composição percentual em massa. Fórmulas empírica e molecular. Molaridade. Soluções. Cálculos envolvendo concentração. Dias 25 e 30 de julho de 2019, das 9h:00 às 11h:30min. Local: SALA 202 do EFI.

Módulo 3: Equações Químicas. Balanceamento das equações químicas. Cálculos estequiométricos. Números de Oxidação. Reações de oxidação e redução. Agentes oxidante e redutor. Dias 31 e 01 de agosto de 2019, das 9h:00 às 11h:30min. Local: SALA 202 do EFI.

Professor Luiz Madureira

luiz.madureira@ufsc.br